Blog

Categorias

Blog

Categorias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

4 tendências sobre a transformação digital: por que devemos ficar de olho no mundo?

A transformação digital parece trazer tendências novas na velocidade da luz e a dúvida que impera para muitas empresas e seus times é como estas mudanças afetam carreiras e os negócios.

De fato, avanços tecnológicos têm impacto direto na sociedade. Quando chega uma nova tecnologia, ela altera o comportamento humano e a reação é em cadeia: consumo, comércio, mercado corporativo e indústrias. Por esta razão, neste artigo trazemos quatro tendências que prometem ser a base desta década de 2020, e, portanto, merecem nossa atenção. Acompanhe.

1 – Mobilidade urbana

Nota-se que, principalmente entre novas gerações, a opção de não possuir um veículo não se restringe ao fato de economizar dinheiro, mas de otimizar tempo. Por conta desta necessidade, algumas empresas de mobilidade via aplicativos cresceram rapidamente pelo mundo, dinamizando seu portfólio de serviços. E para que esta demanda seja atendida, a tecnologia vem como solução no fornecimento de dados sobre tráfego, rotas, tempo, entre outras informações. Esta tendência deve crescer, requisitando empresas que criem sistemas robustos e seguros para esse intuito.

2 – Fintechs e QR Codes

Neste caso, a tecnologia envolve a praticidade dos pagamentos, via QR Codes, com muito mais comodidade.  Essa mudança traz ao mercado tradicional das finanças uma mudança estrutural. Na China, vanguarda em tecnologias, o dinheiro de papel foi praticamente abolido, ainda em 2018. US$ 28 trilhões foram movimentados via pagamentos móveis e a maior parte deste montante transacionada por meio de QR Codes, método comum no país. Por esta razão, eles são referência no assunto e pretendem difundir a prática para o restante do mundo.

3 – Cibersegurança

A brasileira Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com data de vigor alterada para janeiro de 2021, define a obrigatoriedade de todas as empresas manterem os dados de qualquer cidadão ou empresa com segurança e consentimento. E esse é o panorama da Era Digital: investimentos em cibersegurança cada vez mais assertivos e necessários. Uma tendência que vai além da obrigatoriedade para ser um processo incorporado com boas práticas por todos os funcionários, alinhado a aquisição de softwares de Inteligência Artificial, agindo no bom combate contra hackers. Logo, com a sofisticação deste tipo de ameaça, a transformação digital exigirá sistemas muito mais completos, seguros e intuitivos para suportar suas mudanças. Uma das medidas neste sentido é a adesão à computação em nuvem, ou cloud computing.

4 – Assistentes de voz

Nos últimos anos, os assistentes de voz ganharam maior proporção de aprovação pelo público, em especial, os mais humanizados, e esta ação pretende aumentar ainda mais. E essa é uma tendência comportamental. A empresa Juniper Research estima que haverá 8 bilhões de assistentes digitais de voz em uso até 2023, em comparação com os 2,5 bilhões que haviam no final de 2018. A maioria desses assistentes estará presente em smartphones. Além, disso, novas possibilidades se abrem para este mercado. O Banco do Brasil, Nubank, IFood e Rappi, em dezembro de 2019, lançaram integrações com o Google Home para que, por exemplo, pedidos de delivery, consultas de saldo e transferências pudessem ser feitos por assistentes de voz, tudo em Português (Brasil).

A Era da experiência do cliente

Esta é mais uma característica que abrange todas as tendências citadas anteriormente – a transformação digital está intimamente relacionada à experiência satisfatória do cliente, que se dá, de fato, quando as empresas buscam deixar suas soluções mais interessantes, intuitivas e funcionais, para que se conectem com seu público estrategicamente, tendo a tecnologia como aliada, sempre.

Acompanhe nossos artigos semanais e fique por dentro das pautas interessantes a sua operação de negócios com quem mais entende de eficiência digital. Saiba mais sobre a Neobpo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin