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Bots – como integrar o tradicional com o digital para obter mais produtividade

Os bots, diminutivo de robot, representam uma aplicação de software desenvolvida com a missão de simular ações humanas repetidas vezes, por uma maneira padronizada. Estas ferramentas, na comunicação de serviços e atendimento, tornam-se imprescindíveis nos dias de hoje.

Em especial, a necessidade de seu uso neste momento delicado de pandemia mundial tem papel importante. Os bots passam a ser um forte referencial no segmento de atendimento ao cliente, uma vez que sua tecnologia facilita a prestação de serviço para as pessoas. Afinal, esse é o conceito de inovação da nova década: a tecnologia como aliada e simplificadora de processos. Acompanhe o artigo e entenda o porquê.

Bots e o processo de humanização do digital

Para que este processo de transição dos processos tradicionais para o digital aconteça de maneira mais fluida em boa parte das organizações, assim como para clientes e consumidores, a humanização dos bots foi uma das saídas encontradas por desenvolvedores, com base em dados de comportamento.

A Automação Robótica de Processos (RPA) em canais digitais já representa um volume importante das interações, o que impulsiona algumas empresas a apostarem em integração multicanal, para ofertar a melhor Experiência aos Clientes (CX).

Sendo assim, os serviços de voz seguem como o principal canal de escolha dos consumidores para se relacionar com as marcas. Atendendo esta demanda, atualmente há o equilíbrio entre assistentes humanos e bots. E no aprimoramento deste serviço, há a necessidade do uso de análise de dados e de inteligência artificial para uma entrega de alto valor.

Nos últimos anos, com as mudanças nos negócios e a expansão das tecnologias digitais, houve um processo de modificação no comportamento do cliente. Os consumidores estão muito mais ativos e utilizam novas plataformas e métodos para se comunicar, tais como as redes sociais, aplicativos e chats, o que exige velocidade e coerência nas respostas dos bots, além de mais humanização na maneira de tratamento. Por essa razão, as empresas precisam evoluir com seus consumidores, investindo em novas tecnologias.

O digital como vetor de produtividade

Investimento em Inteligência Artificial (IA) e análise de dados permite a sistematização da informação e a automatização de processos, transformando o departamento de atendimento ao cliente em uma área estratégica, multicanal e produtiva, que integra vários aspectos, como:

  • Recepção de dúvidas;
  • Criação de perfis de compradores, conforme gostos e necessidades;
  • Análise assertiva de períodos de logística para a entrega de produtos e serviços;
  • Mapeamento de dados para avaliação de produtividade;
  • Entre muitos outros benefícios.

Este é o advento da Era da Transformação Digital na prática: por meio de dados e tecnologia, simplificar o cotidiano de empresas e pessoas. Segundo as projeções da consultoria Gartner, o mercado de serviços de Customer Management BPO continuará em evolução, com o rápido crescimento da oferta de soluções digitais e de automatização, incluindo assistentes virtuais, inteligência artificial e análises preditivas avançadas.

Para esse feito, empresas precisarão estreitar esta relação com o consumidor, com equilíbrio entre o tradicional e o digital (bots), por meio da ajuda do data analytics e IA, oferecendo assim experiências superpersonalizadas. Além disso, sabe-se que ondehá dados trafegando, a cibersegurança se faz necessária, e esta é mais uma exigência da nova Era Digital, a atenção à proteção de dados. Com a Lei Geral de Proteção de dados, com vigor previsto para janeiro de 2021, esta necessidade será exigida judicialmente.

A Neobpo, empresa de tecnologia, tem como foco principal agir como parceira das organizações, atuando na maneira como elas interagem com seus consumidores, por meio de serviços de BPO e soluções digitais. Otimizamos as operações de nossos clientes, adaptando-as de acordo com a real necessidade de cada setor, de forma ágil, trazendo estas empresas para a era digital, definitivamente. Ficou interessado(a) em saber mais sobre o assunto? Acompanhe nossos artigos semanais.

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