Blog

Categorias

Blog

Categorias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Cultura digital: o que é e qual a sua importância para o mercado de trabalho?

A tecnologia não para de avançar e, como consequência, a forma das pessoas viverem suas rotinas vem mudando, possibilitando que a cultura digital ganhe cada vez mais espaço e reconhecimento no mundo todo.

Isso tudo foi potencializado ainda mais com a realidade pandêmica atual. Falando sobre a área corporativa, por exemplo, as empresas que já utilizavam a tecnologia em suas demandas, antes do isolamento social, tiveram uma adaptação mais tranquila para manter suas atividades no dia a dia.

Acompanhe este artigo e entenda quais são as principais características da cultura digital, além da sua importância para o mercado de trabalho.

O que é cultura digital?

A cultura digital compreende todas as transformações e revoluções tecnológicas que acontecem no dia a dia das pessoas e empresas. Constantemente, novidades são lançadas no mercado, além de práticas sociais que representam novas ações e costumes em nossas rotinas, transformando a maneira como trabalhamos, interagimos e nos comunicamos.

Quando falamos de cultura digital, também podemos estabelecer uma relação direta com a transformação digital. Do ponto de vista do mercado de trabalho e ambientes corporativos, refere-se a uma mudança de mentalidade, onde há o foco na digitalização de processos, nos mecanismos de produção e no relacionamento com clientes e parceiros, por meio de novas maneiras de se comunicar e fechar negócios.

Em relação ao consumidor/pessoa física, o comportamento também muda. No começo dos anos 2000, por exemplo, quem imaginou que seria possível fazer praticamente tudo a partir de um dispositivo na palma da mão? Por meio de um smartphone, podemos fazer ligações, pagar contas, ver filmes e séries, acionar um meio de transporte, entre muitas outras utilidades.

O acesso à informação aumentou e acontece de maneira rápida e eficaz. Além disso, as pessoas podem compartilhar suas próprias experiências de diversas maneiras, interagir entre si, colaborar em um determinado projeto e produzir muito mais, algo impossível se não houvesse o avanço da tecnologia.

Na aprendizagem, novos modelos de ensino são desenvolvidos, envolvendo redes sociais e a integração de elementos audiovisuais, programação, telecomunicações, entre outros.

Esses foram alguns exemplos que mostram como a cultura digital vem provocando uma grande mudança em nossa sociedade, tornando-se um pilar de desenvolvimento em diversas áreas que, nos próximos anos, formarão um novo modelo social que oferecerá novos recursos. É um processo constante, que proporciona benefícios, oportunidades e desafios em diferentes áreas e âmbitos.

Quais as principais características da cultura digital nas empresas?

Até aqui, você entendeu o que é cultura digital. No entanto, é necessário saber que algumas características estão presentes em todo o processo de transformação que vem acontecendo ao longo do tempo, mesmo que de maneira implícita. Quais são as principais? Confira:

Comunicação eficaz entre times e funcionários

A tecnologia possibilita que a comunicação entre gestores e equipes possa acontecer de maneira efetiva e harmoniosa. Hoje em dia, com o isolamento social, muitas empresas conseguem realizar o onboarding de novos funcionários, por exemplo, fazendo com que eles se integrem ao ambiente de trabalho, mesmo não presencialmente.

Otimização do trabalho e aumento de produtividade

Com a adoção de soluções tecnológicas vindas da cultura digital, a gestão de pessoas e demandas passa a ser mais assertiva, com mais facilidade ao acesso de informações, indicadores e resultados em tempo real, proporcionando agilidade no gerenciamento das atividades. Tudo com alguns cliques.

Os softwares também conseguem identificar possíveis falhas e apontar as soluções mais ágeis, de acordo com a situação, evitando o retrabalho ou o gasto excessivo de tempo.

Além disso, existem muitos softwares que podem ser programados para realizar atividades que, antes, eram realizadas manualmente, principalmente as simples e repetitivas, Assim, esses colaboradores passam a se dedicar em outras atividades mais relevantes e estratégicas, sentindo-se motivados, úteis e valorizados. Isso, consequentemente, traz o aumento da produtividade.

Economia de recursos e redução de custos

O uso da tecnologia auxilia na redução de custos em médio e longo prazo. Um exemplo é a possibilidade de realizar treinamentos e cursos online para os funcionários, evitando despesas com transporte, hospedagem, locação de espaço, entre outros. São diversos formatos e recursos que facilitam o aprendizado do profissional, sendo também capaz de prender a atenção e gerar um maior engajamento para a empresa.

Os softwares e máquinas realizam seus trabalhos de maneira eficaz e as chances de erro em uma linha de produção são mínimas. Uma falha pode custar muito dinheiro para uma organização. Além disso, evita a necessidade de contratação de terceiros e outros prestadores de serviço.

Sustentabilidade

A inserção e acompanhamento de informações através dos softwares elimina a necessidade de um grande número de impressões e controles em papéis, o que acontecia anteriormente. Isso colabora para a preservação do meio ambiente.

A importância da cultura digital no mercado de trabalho

Vivemos uma constante revolução tecnológica, em que tudo vai ficando cada vez mais rápido e as informações surgem de maneira acessível e em menos tempo, ou seja, a cultura digital traz um impacto muito grande na sociedade. As pessoas também mudam os seus comportamentos, exigindo as coisas com mais rapidez e facilidade.

Por isso, as empresas precisam se adaptar a esses novos costumes e desejos para oferecer o melhor Customer Experience (CX), otimizando seus processos a partir da adoção de recursos tecnológicos, tornando as possibilidades ilimitadas. E isso não se aplica somente às grandes empresas. Independentemente de porte, qualquer organização pode se desenvolver de maneira mais rápida e assertiva.

A cultura digital pode influenciar tudo o que uma empresa faz, desde o onboarding de novos funcionários, onde se utiliza as tecnologias digitais para fazer entrevistas, pesquisas, medir o conhecimento e a capacidade técnica de uma pessoa, além da própria integração no time e suas demandas.

Considerando o momento da pandemia e a instauração do trabalho remoto nas empresas, manter a integração de diferentes times acaba se tornando um grande desafio. Neste contexto, é necessário investir em boas ferramentas que auxiliam nesses processos, além de contribuir com a inovação de sua infraestrutura.

Que tal combinar a inteligência artificial, a computação em nuvem e a big data para aumentar a performance da sua empresa? A Neo pode ajudar na transformação digital da sua organização, trazendo, aos seus clientes, as melhores soluções para gestão remota e acompanhamentos virtuais. Entre em contato conosco!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin