A metodologia design thinking integra o processo de consultoria que a Neobpo utiliza para entender as necessidades dos clientes. Antes de falar como aplicamos, vamos demonstrar a importância dessa ferramenta colaborativa de trabalho para definição de estratégia e desenho das soluções personalizadas.
Não é novidade que os clientes estão mais ávidos por soluções personalizadas, inclusive uma pesquisa da Dassault Systèmes aponta que 83% dos consumidores desejam que os produtos e serviços se adaptem as suas necessidades em questão de horas. Por outro lado, os mesmos estão dispostos a pagar 25,3% a mais pela customização.
O design thinking é um método prático-criativo que analisa quais são as propostas que as empresas têm para trazer soluções às dores apresentadas em seus produtos ou serviços.
O segredo do sucesso dessa forma de trabalhar está na diversidade de pessoas envolvidas no processo, inclusive, contando com a participação dos consumidores como “peças-chave”.
4 fases do design thinking
O conceito de diamante duplo é a melhor forma de ilustrar as quatro etapas do design thinking, separadas pelos processos de imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento.
O foco de cada fase é captar ideias, desenvolver protótipos, realizar testes e medir a aceitação do público, antes de ser lançado ao seu conhecimento. Veja abaixo:
- Imersão: fase marcada pela empatia para se colocar no lugar do consumidor, para identificar as suas necessidades que podem virar oportunidades de negócio.
- Ideação: toda a equipe envolvida no projeto é convocada para expressar suas perspectivas sobre o problema, a fim de enriquecer a análise e estreitar as opções.
- Prototipação: momento de materializar as melhores ideias discutidas anteriormente, criando protótipos e fazendo testes, para colher novas hipóteses e realizar os ajustes finais.
- Desenvolvimento: após o protótipo ter sido aceito pelo público, o produto ou serviço pode finalmente ser lançado ao consumidor.
Como a Neobpo trabalha com o conceito de design thinking?
A Neobpo guia os seus clientes na busca de insights e na definição das melhores estratégias, para escolher e implementar as soluções certas de forma personalizada, promovendo uma jornada simples e incrível para o cliente durante o relacionamento com a sua marca. Nossa estratégia é baseada em seis passos:
- Entender: interpretar a jornada e experiência do cliente e fatores que impactam o seu negócio.
- Mapear: gerar alternativas de novos cenários e oportunidades que torne a experiência do cliente simples e incrível.
- Planejar: definir quais soluções e processos podem ser personalizados para trazer maior volume para o cliente e negócio.
- Implementar e expandir: concretizar a nova jornada do cliente e validar as soluções em laboratório, antes da expansão em larga escala.
- Medir e aprimorar: capturar a percepção do cliente nas jornadas críticas em cada momento do ciclo de vida. Maximizar a lealdade do cliente, minimizando o esforço na sua experiência.
- Jornada eficiente e inovadora: tudo pronto para que as soluções e processos ganhem escala. A partir de agora, o cliente terá uma jornada eficiente e inovadora.
A Neobpo é uma empresa especialista em tecnologia e na criação de produtos digitais e serviços de atendimento, aliando consultoria CX, UX e Design Thinking.
Entre em contato com os nossos consultores, para implantar uma jornada incrível e satisfatória ao seu cliente.