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O que é SXO?

Proporcionar uma experiência positiva, intuitiva, orgânica e assertiva do usuário em um site e pontos de contato de uma empresa. Esse é o objetivo do SXO (Search Experience Optimization) –  junção das estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e UX (experiência do usuário).

Afinal, após a pandemia e o isolamento social, estamos vivendo um momento no qual a experiência do usuário é o ponto mais importante para as corporações, sendo preciso adaptar os negócios, independentemente do serviço ou produto ofertado, aos ambientes e marketing digital. Isso implica dizer que uma marca que não se adequa às ordens dos algoritmos de busca têm mais dificuldades para se destacar e alcançar o maior número de Clientes possível.

Dito isto, não é exagero afirmar que o SXO é uma estratégia que, além de moldar todo o negócio dentro das regras dos algoritmos, ajudando a manter o negócio na tão disputada primeira página do Google, independentemente do pagamento de anúncios, também se preocupa com a experiência do usuário durante a sua busca.

Se você ainda não tinha ouvido falar em SXO, ou já tem uma breve ideia do que é, mas não sabe como ele pode contribuir para o crescimento dos seus negócios, continue a leitura e desvende os seus benefícios.

SXO – junção das estratégias de SEO e UX

O conceito de SXO nasceu em meados de 2015, com a necessidade de acompanhar o movimento e evolução tecnológica, onde os algoritmos de busca mudam com frequência, se adaptando às demandas das novas ferramentas.

Essa concepção pode ser traduzida como a união da experiência do usuário (UX) e a otimização dos mecanismos de busca (SEO) que, com a aceleração digital intensificada ainda mais pela pandemia, ganhou maior relevância nos últimos dois anos. Em linhas gerais, significa dizer que o SXO vem para unir uma melhor colocação nos mecanismos de busca, para ser bem notado pelos algoritmos, com uma experiência agradável ao usuário de maneira fluida, orgânica e intuitiva.

SXO ganhou ainda mais destaque durante o isolamento social

A tecnologia, em suas mais variadas formas e aplicações, está em constante evolução e, após o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, passou por um processo de aceleração. Apesar de ser um tema discutido desde meados de 2015, ganhou ainda mais destaque em meio à aceleração digital no período pandêmico. Além disso, uma recente atualização do algoritmo de busca do Google contribuiu para colocar o tema ainda mais em evidência no mercado.

A tendência é de que mais empresas olhem para o SXO para criar um diferencial, diminuindo a taxa de rejeição e aumentando a satisfação. Isso significa atingir as pessoas certas na hora certa, ao invés de gerar tráfego por tráfego, podendo ser considerada a geração de tráfego qualificado, trabalhando de maneira integrada com outras mídias e identificando as oportunidades de search, para que o usuário seja impactado no momento certo.

SXO oportuniza uma experiência mais agradável ao usuário

Na prática, com o SXO, quando um usuário entra em um site para procurar um produto ou serviço, ele terá uma experiência muito mais agradável, pois, por ser uma estratégia que não apenas molda todo o negócio dentro das regras dos algoritmos, mas também se preocupa com a experiência do usuário durante sua busca. Isso proporciona ao consumidor algo que vai além da facilidade de busca: uma experiência positiva, sem fricções, intuitiva e fluida.

Personalizar a experiência e promover um atendimento no qual o usuário pode se relacionar por meio de vários canais e de maneira integrada, é um bom incremento para uma jornada ainda mais satisfatória. A experiência é criada a partir do usuário e, justamente por esse motivo, essa estratégia tem conquistado o coração das empresas e, mesmo que não saibam, dos consumidores.

Como implantar o SXO na estratégia de customer centric?

Outro movimento que vem crescendo no mercado é o customer centric, que coloca o Cliente no centro das estratégias de negócio. Na prática, isso significa centralizar todo o planejamento estratégico na experiência do Cliente, com o objetivo de aumentar a taxa de fidelização e, assim, conseguir melhores resultados. Com isso, as empresas olham mais para o SXO com o intuito de criar um diferencial, diminuindo a taxa de rejeição e aumentando a satisfação, ou seja, atingindo as pessoas certas na hora certa.

Esse novo conceito é voltado para a intenção de busca do usuário e em como é possível aumentar a encontrabilidade buscada pelo usuário final. Para isso, é preciso implementar técnicas de UX Writing, combinadas com as técnicas de SEO, para propor diferentes respostas para variados tipos de busca.

A NEO é expert em Customer Experience: entendemos a jornada do Cliente e geramos experiências intuitivas

Oferecer a melhor experiência ao consumidor é um objetivo primordial, razão pela qual as empresas precisam estar sempre atualizadas e desenvolver produtos, serviços e processos direcionados à experiência do Cliente.

E, para ajudar as empresas a garantir uma melhor experiência aos Clientes, maximizar a automação dos processos, entender seu consumidor e entregar uma prática de relacionamento ainda mais completa, a NEO, empresa expert em customer experience, que entende a jornada do Cliente e gera experiências intuitivas por meio de soluções e tecnologias customizadas nas mais variadas áreas de atuação, conta com soluções personalizadas para cada necessidade.

Além de facilitar a vida das empresas, colaboradores e fornecedores, elas integram todos os canais, aumentando a segurança, otimizando a Experiência do Cliente (CX) e ajudando as companhias a entender melhor seu consumidor. Essas soluções englobam as áreas de automação de processos, monitoramento de performance, jornada omnichannel, robot as a service e padronização de fluxos. Entre em contato com a NEO e conheça a melhor solução para a sua organização.

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