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Quando seu negócio precisa de um atendimento virtual?

Entre 31 de março a 6 de abril de 2020, as vendas remotas cresceram 18,5% em relação à semana anterior. Estes são dados do relatório Ebit|Nielsen e evidenciam a necessidade das empresas se adequarem aos novos modelos de negócio, incluindo frentes mais eficientes de relacionamento, como o atendimento virtual.
Um sistema de atendimento virtual contempla o uxso de ferramentas tecnológicas, por meio de Inteligência Artificial (IA), no sentido de dar suporte ao cliente, tão similar a um serviço assertivo quanto o feito por humanos. Acompanhe este artigo e entenda quando uma empresa realmente precisa deste serviço e porquê.

Agente virtual – adequando seu negócio à Era da Transformação Digital

Um bom suporte é essencial para a sobrevivência do negócio. Por meio dele, sua empresa pode oferecer múltiplas formas de o consumidor entrar em contato e resolver os problemas, gerando assim uma boa experiência em sua jornada.

O atendimento ao cliente é um processo essencial dentro de qualquer negócio, pois, mesmo depois da compra, é preciso oferecer um suporte de qualidade no pós-venda. Por essa via, sua empresa pode alcançar um diferencial competitivo. De certo, a chave do sucesso de muitas operações é a capacidade de encantar os clientes com o atendimento humanizado, embora objetivo. Nestes casos, o aumento nas vendas e no lucro tornam-se consequências. 

Neste contexto, o atendimento virtual faz parte da estratégia do Serviço de Atendimento ao Cliente, chamada de SAC 4.0, portanto, é a evolução do SAC, pois usa ações preventivas e reativas, com base em dados, para melhorar a experiência do cliente em todas as etapas de relacionamento com a empresa. Entretanto, isso só é possível com o uso de ferramentas tecnológicas que prestem o melhor suporte ao cliente. Por exemplo, com uma comunicação por bots que enviam mensagens automáticas no atendimento mobile, cria-se um fluxo de conversa mais dinâmico e integrado a outros sistemas. 

Com o uso de IA e o Machine Learning, essas tecnologias são capazes de aprender novos padrões de resposta e deixar seu atendimento virtual muito mais personalizado e eficiente.

Vantagens práticas da implantação do atendimento virtual 

Listamos abaixo algumas situações que identificam quando sua empresa realmente precisa implantar um atendimento virtual:

  • Requer uma comunicação mais rápida e efetiva

No atendimento por chat online o consumidor entra em contato e, em poucas palavras, sua solicitação é enviada para tratamento pelo departamento indicado. Este tipo de comunicação ágil ajuda você a reter clientes, pois responde dúvidas rapidamente, já encaminhando para uma venda. 

  • Tem a necessidade de economizar tempo e recursos

No atendimento virtual, sua área de operação economiza tempo no suporte, pois as solicitações dos consumidores podem ser atendidas simultaneamente por bots especializados para esta tarefa, o que permite a você direcionar atendentes humanos para um suporte específico e especializado.

Existe a economia financeira também, pois um investimento neste sentido é menor do que manter um canal de telefone contratado.

  • Precisa dinamizar a operação e torná-la mais segura

O chat permite que as conversas sejam separadas em janelas, organizando o que é falado pelo cliente e pelo agente, não prejudicando o suporte que é oferecido.

Além disso, no atendimento virtual, há mais facilidade para registrar informações trocadas entre consumidor e agente. Tudo feito por IA, que armazena os dados de maneira segura, alinhada ao Machine Learning, que ensina o bot a aprender com esse histórico (dados do cliente, interações, histórico de compra, registro de acessos e solicitações).

  • Vencer as dificuldades de gestão e geração de relatórios de controle 

Com a tecnologia, o armazenamento dos dados das conversas nos bancos de dados (seja em nuvem ou físicos), sua operação fica documentada, em tempo real, nas informações de relatórios detalhados. Por meio destes relatórios, sua área de atendimento conseguirá traçar estratégias mais sofisticadas, para a criação de ofertas personalizadas, campanhas de fidelização dos consumidores ou volume de vendas.

  • Seus processos são repetitivos 

Máquinas fazem, e muito melhor, trabalhos repetitivos e cansativos, para que o ser humano possa se dedicar a projetos maiores. Esse é um dos conceitos da Era Digital. Por esse motivo, concentre estes processos em uma plataforma de atendimento virtual. Nela, antes de seus clientes serem transferidos para um atendente humano, o agente virtual fará o contato, entendendo o que seu consumidor deseja. 

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Ficou interessado em implantar o atendimento virtual na sua empresa? A Neobpo vai te ajudar nesta missão. Somos referência no mercado de eficiência digital, com automatização de até 50% dos processos de nossos clientes, por meio da solução ideal para atendimento de canal de voz, utilizando inteligência artificial. Orientamos nossos clientes para obtenção de respostas intuitivas, através de análise preditiva.

Trabalhamos com  base na melhor experiência do usuário, assim como design orientado por dados, com utilização de Big Data e técnicas de estatística avançada para otimização contínua de todas as etapas do ciclo de atendimento. Nossos agentes virtuais realizam a conversação de forma natural e substituem a troca de múltiplas telas de navegação e diferentes plataformas, tudo por uma única interface.
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