Blog

Categorias

Blog

Categorias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Smart agreement: como a inteligência artificial alavanca o mercado de acordos digitais

Smart agreement é uma forma mais rápida, eficiente e segura de executar e gerenciar contratos, sem a necessidade de emitir documentos em papel nem realizar assinaturas presencialmente. Isso elimina custos e burocracia, o que ajuda uma empresa a alavancar seus negócios. 

O que é um smart agreement?

Um smart agreement é uma formalização de um acordo entre duas partes de forma digital. É uma maneira de assinar contratos com menos burocracia ou sem a necessidade de um intermediário.

Os smart agreements podem utilizar tecnologia blockchain, que armazena as informações em um banco de dados público. Funciona como um livro de registro digital, que pode ser usado ​​e compartilhado simultaneamente em uma grande rede descentralizada. 

Além disso, conta com Inteligência Artificial (IA) para identificar as partes dos contratos, por meio de biometria facial. O acordo digital é um sistema que automatiza a geração de contratos, agiliza as negociações, encaminha o documento para as partes assinarem e o armazena com segurança. 

Por exemplo, a formalização de contrato de trabalho de um novo funcionário pode ser realizada digitalmente, sem a necessidade de imprimir diversas quantidades de guias nem perder tempo com assinatura pessoalmente. Assim, reduz custos com papel e facilita os processos de onboarding, pois o candidato pode assinar remotamente e, ainda, economizar muito tempo.

Por muito tempo, os acordos de onboarding foram realizados junto aos serviços de um terceiro de confiança. No entanto, a tecnologia dos smart agreements possibilita a automatização dos processos de forma segura. 

Os benefícios do smart agreement

Os smart agreements são essenciais para otimizar os processos de gestão de acordos e tornar as formalizações de contratos mais fáceis tanto para as empresas quanto para os usuários. É uma forma segura, eficiente e de baixo custo para realizar onboarding. 

Acordos digitais oferecem inúmeras vantagens, como rastrear o desempenho em tempo real, o que oferece economia de custos para as empresas. Veja outras vantagens do smart agreement:

  • Economia

Uma vez que não há necessidade de recorrer a intermediários, os acordos digitais tornam todo o processo de confecção e assinatura de acordos mais rápido e barato do que os tradicionais. 

  • Automatização de processos

Não há necessidade de verificar os calendários, manter um registro dos compromissos, relembrar os envolvidos ou lidar com qualquer papelada. Ele facilita transações, pois pode formalizar um acordo remotamente.

  • Melhoria na experiência do consumidor (CX)

A automação dos acordos influencia diretamente na experiência do consumidor, pois quanto mais rápida é uma formalização, melhor a satisfação do usuário. Segundo o estudo sobre processos de documentos digitais da Forrester Consulting, utilizar ferramentas de acordos digitais melhorou esse aspecto para 55% das empresas.

  • Menos erros

Ainda de acordo com o estudo da Forrester Consulting, 48% das empresas relatam menores taxas de erros, devido à redução de atividades manuais, como digitação e preenchimento de formulários, por exemplo. 

  • Velocidade

Smart agreements automatizam tarefas, usando protocolos computacionais e economizando, assim, horas e horas que podem ser dedicadas aos negócios.

  • Segurança

As tecnologias de blockchain, uma das formas mais seguras de armazenar dados digitais, e a inteligência artificial ajudam a mitigar fraudes, como falsificação ideológica, modificação e vazamento das informações do contrato. 

  • Sem papel

Segundo a pesquisa do Gartner, aproximadamente 3% do lucro de uma empresa são destinados para papel, impressão, armazenamento e manutenção de documentos. Os smart agreements permitem este movimento, sem o uso da papelada.

O uso de smart agreements aumentou por fatores como a expansão dos processos de documentação online, eficiência do fluxo de trabalho, melhorias na cadeia de suprimentos e demanda por segurança. 

De acordo com o estudo da Market Research Future, estima-se que o mercado de acordos digitais alcance 300 milhões de dólares em 2023. Além disso, segundo a Forrester Consulting, 42% das empresas veem um aumento de receita com a implantação de smart agreement. 

Como implementar a tecnologia do smart agreement 

O iGree, ferramenta da Neo, é ideal para implantar essa tecnologia nas empresas do Brasil. Uma solução para assinatura de contratos prática, segura e digital, que evita fraudes e a burocracia da papelada.

Uma opção escalável e de fácil utilização para os usuários, que possibilita resolver problemas e gerar mais qualidade na gestão de contratos. 

Além de facilitar para o usuário, que vai poder formalizar um contrato, seja com um banco, um novo emprego ou um plano de telefonia móvel em minutos, o risco de fraude é reduzido drasticamente, pois o iGree utiliza ainda tecnologias de segurança. 

Como funciona o iGree da Neo 

O processo é muito simples: o usuário do iGree envia um vídeo através da ferramenta, além de gravar uma frase falada, aceitando os termos do contrato. 

O iGree utiliza inteligência artificial e machine learning, comparando o que foi falado no vídeo com os termos de aceite para validar a identidade do usuário. Os dados da transação fazem parte de um conjunto comprobatório e são armazenados em uma rede de blockchain, trazendo ainda mais segurança. No final do processo, o usuário recebe um link para fazer o download do contrato. 

O iGree dispõe de benefícios e vantagens para realizar um acordo onboarding, como: 

  • Simplificar os processos.
  • Minimizar os problemas de fraude.
  • Reduzir o fluxo de papel.
  • Diminuir o abandono de negócios.

O iGree é perfeito para empresas que trabalham com uma quantidade enorme de contratos e desejam executá-los de forma mais rápida, segura e acessível. Com essa solução, as empresas ganham vantagem competitiva, eliminando burocracia, gastos desnecessários com papel, mitigação de fraude, além de deixar os agentes livres para realizarem as atividades de lucratividade do negócio. 

Especializados na oferta de soluções, tecnologia e serviço de BPO, aliando consultoria Customer Experience (CX), User Experience (UX) e design thinking, a Neo conta com mais de 16 mil colaboradores em 11 unidades espalhadas pelo Brasil. 

Motivada pelo compromisso de construir uma cultura centrada no cliente e garantir que suas operações obtenham sucesso por meio da tecnologia e inovação, Neo está entre as cinco maiores companhias do setor e atende as 50 maiores empresas do país. 

Saiba mais sobre como a Neo pode ajudar sua empresa a alavancar os negócios.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin