Blog

Categorias

Blog

Categorias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Trabalho híbrido se consolida como modelo em 2022

A pandemia pode até estar retrocedendo, mas o modelo de trabalho híbrido, sistema no qual os funcionários podem trabalhar de qualquer local, mas também devem comparecer ao escritório em determinados dias da semana, está ganhando cada vez mais adeptos e, em 2022, se consolidará ainda mais.

Isso porque esse futuro já está sendo construído, pois o modelo, que vinha sendo implementado timidamente, foi acelerado de maneira forçada com as medidas de distanciamento social. Devido ao novo cenário pós-pandemia, 90% das organizações em todo o mundo combinarão trabalho remoto e presencial após a Covid-19, segundo dados da consultoria empresarial americana McKinsey.

O modelo é entendido como uma solução que traz as vantagens de ambos os ambientes, tanto para funcionários quanto para empregadores.

Continue a leitura e saiba mais sobre como será o cenário de trabalho híbrido em 2022.

Depois da pandemia, trabalhadores começaram a rever seus objetivos profissionais

Atualmente, ser workaholic está fora de moda, pois o advento do modelo remoto fez com que muitos trabalhadores começassem a rever seus objetivos profissionais. Com o isolamento forçado, os funcionários descobriram as vantagens do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, sem falar no tempo e dinheiro economizados em deslocamentos. 

Diferentemente do que muitos gestores imaginavam, a produtividade não diminuiu. Ao contrário, 58% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando em casa, segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, em parceria com a Grant Thornton Brasil.

Ou seja, com a descoberta dos benefícios do trabalho híbrido, é improvável que as coisas voltem a ser como eram antes da pandemia, pois o modelo contribui para melhorar o bem-estar, a retenção e o recrutamento, aumentando a produtividade e revitalizando a força de trabalho, sem falar na redução de custos.

92% dos trabalhadores brasileiros querem flexibilidade no trabalho

De acordo com a pesquisa da Randstad, empresa especializada em soluções de trabalho flexível e recursos humanos, 92% dos trabalhadores brasileiros preferem formatos de trabalho e carreiras mais flexíveis para acomodar outras atividades ao longo do dia.

Nesse sentido, o trabalho híbrido é uma solução que traz as vantagens de ambos os ambientes, tanto para funcionários quanto para empregadores. Isso se deve porque, em casa, os trabalhadores conseguem realizar múltiplas tarefas, combinando atividades profissionais e pessoais, sem perder a produtividade.

Portanto, as vantagens do modelo mais flexível são muitas, com melhoras no bem-estar, agilidade, produtividade das equipes, além de proporcionar mais saúde mental e física aos colaboradores.

As estruturas híbridas vão desde escritórios centralizados até a eliminação total dos mesmos

Muito tem se falado sobre as mudanças na vida profissional durante os últimos dois anos por conta da pandemia. Mas, justamente por causa dessas transformações, aprendemos a nos adaptar a novos padrões de comportamento e expectativas à medida que fazemos nosso trabalho. 

Com a nova realidade, milhões de trabalhadores encontraram mais liberdade para escolher quando e onde trabalhar, alcançando um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Mas, por mais que ainda exista muito o que discutir sobre a mudança generalizada dos escritórios e locais de trabalho centralizados, há muitas ocupações e profissões nas quais isso simplesmente não é uma opção, como profissionais da linha de frente em saúde, varejo, ensino, transporte, segurança, entre muitos outros setores.

Quando se trata de formas e locais de trabalho, sempre haverá três modelos principais: locais de trabalho centralizados, organizações remotas descentralizadas e a abordagem híbrida com a combinação dos dois mundos. O que provavelmente mudará em 2022 é que o funcionário escolherá o modelo que mais se encaixa as suas necessidades.

Assim, as organizações estão claramente passando por uma mudança em relação à ideia de um local de trabalho centralizado. 

As estruturas híbridas vão desde empresas que mantêm escritórios centralizados permanentes até a eliminação total dos mesmos, além de contar com espaços de coworking e salas de reuniões com serviços para apoiar as necessidades de uma força de trabalho remota.

Modelos de trabalho: presencial, remoto e híbrido

Com o fim do isolamento social, da gradativa volta à normalidade e revisão dos objetivos profissionais pelos trabalhadores, algumas empresas estão oferecendo a opção de três modalidades de escolha ao colaborador: presencial, remoto e híbrido. Dessa forma, as companhias possibilitam mais flexibilidade, democracia e agilidade.

O trabalho presencial é velho conhecido de toda a sociedade e consiste na presença do trabalhador na empresa diariamente. 

Já o modelo híbrido marca a transição entre trabalho remoto e presencial, em que os funcionários podem trabalhar em casa, mas também devem comparecer ao espaço físico da companhia em determinados dias da semana. 

Por fim, o trabalho remoto consiste em toda prestação de serviços feita a distância, ou seja, quando o colaborador não está trabalhando nas dependências da empresa. Ele pode estar na mesma cidade, em outro país, trabalhar de casa, em um coworking ou viajando o mundo.

A solução Hoo da NEO oferece uma visão completa da produtividade e comportamento do time, onde ele estiver

A fim de aumentar a eficiência, empregadores estão investindo em tecnologia projetada para monitorar e rastrear o comportamento e produtividade de seus funcionários.

Pensando nisso, a NEO, empresa expert em customer experience, especialista em tecnologia e na criação de produtos digitais, criou a solução Hoo.

O Hoo auxilia as empresas na gestão das equipes, tanto presencialmente quanto no modelo de trabalho remoto, identificando, de forma clara e objetiva, a jornada e performance dos colaboradores por meio de relatórios, dashboards e monitoramento de produtividade, mantendo, assim, a segurança das informações.

Dessa forma, a plataforma ajuda a entender a rotina de trabalho da equipe, trazendo segurança para informações sigilosas, além de permitir o acompanhamento da equipe de qualquer lugar, desde a jornada, tempo de sessão, categorização de sites, apps e arquivos, relatórios de pausa e de status.

Além disso, o Hoo também produz relatórios individuais que mostram a produtividade e a participação dos colaboradores.

O acesso à plataforma conta com importantes fatores de segurança, como login por biometria facial, gestão de senhas e acessos e geolocalização. A solução permite uma comunicação unificada por meio do chat, trazendo uma melhora no diálogo e feedback entre os gestores e colaboradores.

Entre em contato com a NEO para conhecer essa solução e entender como elevar, na prática, a performance de seus colaboradores no trabalho híbrido.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin