Empresas de todos os setores têm investido estrategicamente em Customer Experience para reter e encantar Clientes. Mas, a valorização do capital humano tem sido reconhecida como parte fundamental do sucesso dos negócios, prática conhecida como Employee Experience.
Não é à toa que muitos gurus do marketing e especialistas em negócios dizem que colaboradores satisfeitos garantem uma maior taxa de Clientes felizes.
Dessa forma, o departamento de Recursos Humanos está encarregado a aprimorar o clima organizacional a partir de uma série de ações com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de cada colaborador.
Além disso, outras equipes também estão diretamente envolvidas, com o TI, responsável por fornecer a estrutura de tecnologia para otimizar o trabalho das equipes.
Essas práticas têm impacto considerável na valorização de uma marca e a visão positiva que seus consumidores têm dela.
Quer saber mais sobre Employee Experience e sua importância? Continue a leitura!
O que é Employee Experience?
Traduzido para o português, o termo significa experiência do colaborador no ambiente de trabalho – seja físico ou virtual.
O obtivo dessa prática é promover a valorização, a compreensão e a ascensão das pessoas que trabalham em uma empresa.
Assim, a vida profissional dos colaboradores é levada em consideração nas principais estratégias da empresa, como uma forma de gerar ainda mais lucro aos negócios a partir da motivação.
E essas ações vão muito além de flexibilidade ou benefícios atrativos. Na verdade, envolvem toda a jornada do colaborador a cada ponto de contato com uma empresa.
Isso significa que as estratégias de Employee Experience incluem desde as etapas de seleção, contratação, interações com a liderança e outras equipes e até mesmo o seu desligamento.
Todos os passos dessas ações colaboram para a maior qualidade de vida no ambiente empresarial, resultando em maior engajamento e melhores resultados individuais e coletivos, impactando diretamente os resultados do negócio.
Quais os benefícios do Employee Experience?
Segundo um estudo com mais de 700 participantes da Universidade de Warwick, no Reino Unido, a felicidade torna as pessoas mais produtivas no trabalho. Os pesquisadores concluíram que a felicidade tornava os colaboradores cerca de 12% mais produtivos.
Além disso, uma pesquisa realizada pela PWC aponta que as pessoas querem entender e aprender sobre o valor de suas tarefas diárias no trabalho por meio de seus líderes de equipe, especialmente os millennials.
Segundo a PWC, 83% dos entrevistados acreditam que a conexão de cada colaborador com o propósito da empresa dá mais sentido às suas funções do dia a dia.
Assim, oferecer uma experiência positiva no trabalho também demanda que os líderes guiem suas equipes com senso de propósito, para que possam entender de forma clara as contribuições que estão fazendo para a empresa.
Por isso, como já apontamos neste artigo, o Employee Experience não é apenas oferecer benefícios atrativos, mas também criar estratégias que reforçam a base de uma organização orientada para o sucesso dos colaboradores e, consequentemente, do atendimento aos Clientes.
A partir dessas ações de Employee Experience, os principais benefícios são:
- Aumento da produtividade;
- Engajamento das equipes;
- Qualidade das entregas;
- Redução da rotatividade e retenção de talentos;
- Fortalecimento da imagem da marca perante concorrentes e consumidores;
- Bom atendimento ao Cliente.
Workplace Experience e infraestrutura
Portanto, a experiência de toda jornada do colaborador pode ser definida como uma abordagem holística para criar um ambiente ideal para as equipes realizarem seu trabalho.
Dessa maneira, é possível dividir as estratégias de Employee Experience em três frentes principais:
- Estrutura física: segura, acessível e confortável para o desenvolvimento do trabalho;
- Estrutura tecnológica: ferramentas, equipamentos, softwares e o que mais for necessário para otimizar a rotina de trabalho;
- Cultura organizacional: promover o relacionamento positivo entre equipes e lideranças para um ambiente de trabalho cada vez mais motivador.
Para empresas e funções que demandam a modalidade presencial, também é importante reforçar a importância das estratégias de Workplace Experience. Em português, workplace pode ser traduzido por local de trabalho.
Isso significa que a infraestrutura deve estar preparada e adequada para o tipo de trabalho e de colaborador.
E isso abrange toda a infraestrutura predial, como suporte administrativo, limpeza, manutenção e vigilância, além da estrutura tecnológica, tais como data centers, armazenamento e proteção de dados, gerenciamento de redes e conectividade e softwares de gestão de equipes.
Por fim, mas não menos importante, é a gestão de pessoas e o papel dos líderes, como já vimos acima.
Diante de tudo o que foi exposto neste artigo, investir em Employee e Workplace Experience pode demandar bastante conhecimento e estrutura, dependendo do número de colaboradores e tipo de serviço prestado.
A NEO, especialista em Customer Experience, pode oferecer todas as soluções e tecnologia para negócios que valorizam seus colaboradores e Clientes. Entre em contato e saiba mais!