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Como entender a jornada de compra para aumentar os lucros do seu negócio

Por NEO, em
12/10/22

Conhecer todas as etapas da jornada de compra do Cliente é fundamental para o aumento das vendas e o crescimento do negócio. É com este conhecimento que diferentes empresas baseiam suas estratégias para lucrar cada vez mais.

Pode parecer simples, mas pense que muitas empresas estão querendo a atenção dos mesmos consumidores que você deseja para o seu negócio.

Isso significa que a concorrência é grande, pois, na maioria das vezes, outras marcas estão ofertando algo parecido.

Assim, esses possíveis consumidores estão recebendo informações e ofertas de vários produtos e serviços ao mesmo tempo.  

Por isso, as estratégias para criar a jornada de compra são tão importantes. Pois, é dessa maneira que o seu negócio conseguirá ter maior chance de captar a atenção de consumidores que estão buscando as soluções que o seu produto ou serviço possa oferecer.

Então, nada pode ser aleatório nesse processo. É preciso captar a atenção do Cliente de forma a influenciar a decisão de compra de maneira positiva.

Em poucas linhas já deu para perceber que todo o contexto que envolve a definição da jornada de compra é muito importante para o seu negócio. Para entender esse processo com mais profundidade, continue a leitura!

 

O que é a jornada de compra do Cliente?

A jornada de compra é o caminho percorrido pelo consumidor desde o primeiro ponto de contato com uma empresa até o pós-venda. Essas são etapas que vão definir processos para facilitar a decisão de compra do Cliente. Afinal, não basta que ele apenas se interesse pelo produto ou serviço, mas que efetue a compra e fique satisfeito com ela.

Essas estratégias envolvem não só a equipe de vendas, mas também de marketing, de atendimento ao Cliente, assim como os canais de contato, como site, redes sociais, loja física etc.

Além disso, é fundamental criaras estratégias de branding que definem a identidade da marca, ou seja, a imagemque uma empresa deseja passar para o seu público-alvo, o que vai além do que évendido. Com cada um desses estágios bem definidos, é possível conduzir o consumidor a realizar a compra.  

 

Quais são as etapas da jornada de compra do Cliente?

O grande desafio é que a maneira de comprar e interagir com empresas mudou consideravelmente nos últimos anos. Agora, não basta oferecer o melhor produto ou serviço, mas também é preciso oferecer a experiência mais significativa possível. Todo o processo é essencial para que a percepção da imagem de uma marca seja positiva.

 

Dessa forma, mais fácil é definiras etapas da jornada de compra do Cliente. Confira quais são a seguir.

 

Descoberta de uma necessidade

A primeira etapa do processo de jornada de compra começa pela percepção consciente de que algo precisa ser resolvido e solucionado. Ou seja, uma necessidade precisa ser atendida.

A partir dessa necessidade, dá-seinício a busca por uma resolução de uma dor ou de um problema do consumidor.Assim, começa a idealização que um produto ou serviço poderá trazer esseresultado esperado.

 

Busca ativa pela solução

Então, este consumidor começa abuscar a solução para a sua necessidade. E não faltam meios e alternativas paraprocurar por isso.

É por este motivo que é tãoimportante que os canais de contato com o consumidor estejam preparados parafornecer informações e atendimento capazes de mostrar um ótimo caminho para asolução dessa necessidade.

 

Análise

Com tantas opções disponíveis, oconsumidor irá avaliar todas as possibilidades de serviços e produtos, comopreços, promoções, qualidade, avaliação de outros Clientes etc. Ao entenderqual é a solução ideal para a sua necessidade, o consumidor irá buscar porfornecedores capazes de sanar a sua dor.

 

Intenção de compra e tomada dedecisão

Nesta etapa, o Cliente irádecidir pela compra ao se sentir confiante com todas as informações – incluindoo depoimento de outros compradores -, com a certeza de que está fazendo aescolha pelo melhor custo e benefício.

 

Relacionamento e avaliação

Agora, a venda já foi realizada, e isso é ótimo. Mas, o processo da jornada de compra não acabou. É preciso que esse Cliente esteja satisfeito com todas as etapas da jornada e isso significa que é preciso cumprir com tudo o que foi prometido. Dessa forma, este Cliente torna-se um consumidor frequente e ainda recomenta o seu produto ou serviço para outras pessoas. Dessa forma, é preciso estar preparado para atê-lo após a compra, seja para troca, devolução, sugestões e reclamações.

 

Por que é tão importante entender o seu Cliente

 

Todas as etapas da jornada de compra só vão fazer sentido se o público-alvo estiver bem definido. Para conhecer definir de forma realista a estratégia de cada etapa, é necessário coletar todas as informações possíveis da sua persona, ou seja, o comprador ideal.  Dados demográficos, definição de comportamento, análise da concorrência, os hábitos nas redes sociais… tudo isso importa, e muito.

Afinal, você só irá satisfazer o Cliente quando conhecer a forma que ele pensa e até mesmo suas emoções. Apenas dessa maneira é possível descomplicar a jornada de compra para que ela se torne simples e efetiva. Hoje, com tantas informações à disposição, ninguém gosta deperder tempo. Facilidade, segurança e identificação com a marca fazem toda a diferença, até mesmo mais do que o preço.

 

A importância do Customer Experience

Basear o seu negócio em atenderas necessidades do seu público-alvo envolve toda a experiência desse consumidor com a marca. Isso é o equivalente a ser uma empresa centrada no Cliente, em que todas as equipes e processos estão atentos ao que este consumidor deseja.

Isso porque o consumidor busca se relacionar com quem oferece a melhor experiência e respostas mais rápidas às suas necessidades, seja em produtos, serviços, pós-venda, SAC etc. Portanto, o atendimento ao Cliente é uma das maneiras fundamentais para fazer com que o seu negócio ofereça a melhor experiência para o encantamento.

 

Por isso, considere contar um fornecedor especialista em Customer Experience que possa oferecer as soluções de atendimento ao Cliente certas para o seu negócio. A NEO é referência no mercado de CX com pessoas e tecnologia trabalhando juntas para alcançar o melhor resultado. Entre em contato e saiba tudo o que podemos fazer pela sua empresa.

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